Ao longo da nossa história junto com os cães, muitos dos nossos amigos caninos ficaram famosos, seja por sua bravura em guerra, seja pela demonstratação de amor e fidelidade ao dono ou simplesmente como personagens em livros e em filmes. Muitos deles são famosos apenas em sua terra natal ou ficaram famosos apenas por pouco tempo, mas todos eles merecem ser lembrados.
Prestamos aqui a nossa homengem aos grandes cães da nossa história, aos amigos fiéis, aos defensores, aos soldados, aos que cuidaram de nós, aos que nos salvaram, aos atletas, aos maiores e menores cães, aos cães austronautas, entre tantos outros, inclusive àqueles que só existiram na ficção como personagens de filmes, livros, quadrinhos e desenhos animados e que encheram a imaginação de muitas gerações.
Aos amigos fieis:
“Os espinhos podem magoar-te,os homens podem abandonar-te, a luz do Sol pode transforma-se em nevoeiro, mas nunca ficarás sem um amigo se tiveres um cão” – Douglas Mallock
- – Virou símbolo de lealdade no por esperar durante anos o dono que morreu no trabalho. HachikoJapão
- Greyfriars Bobby – Skye terriervelou o túmulo do seu dono todas as noites por14 anos.
- Old Shep – Border Collie, ficou famoso por manter vigília por 5 anos na estação de trem onde viu o caixão de seu dono sendo embarcado.
- Bobbie, O cão maravilha – ficou conhecido assim quando, após se perder de sua família em uma viagem, achou o caminho de volta para casa andando mais de 2800 milhas sozinho.
- Banana, o benevolente – mestiço de Lulu da Pomerânia, ficou famoso ao alertar sua família de um incêndio salvando a vida de todos eles.
- Heidi – Jack Russell Terrier, desceu um penhasco de mais de 150 mestros de altura para junto do corpo de seu dono que morreu escalando na Escócia em 2001 , Heidi guardou o corpo por vários dias até o resgate chegar.
Aos cães soldados :
- – São bernardo, foi símbolo das “Forças livres da ” durante a Segunda guerra Mundial. BamseNoruega
- Chesty – Buldogue inglês, virou mascote da marinha americana em Washington-DC.
- Chips– Cão heroi de guerra, foi um dos mais condecorados cães militares após Segunda Guerra mundial.
- Horrie the Wog Dog – Foi encontrado no Egito por soldados australianos e salvou muitas vidas de soldados durante a Segunda Guerra mundial.
- Judy – Acompanhava navios da marinha real britânica durante a guerra, ficou famoso como o único animal feito prisioneiro de guerra pelos japoneses. Recebeu a medalha Dickin em 1946.
- Just Nuisance – Este cão foi o único cão militar oficialmente alistado como membro da marinha real britânica, quando morreu em 1944 foi enterrado com honras militares.
- Lava – Foi encontrado filhote em Bagdá durante a guerra do Iraque em 2005, foi adotado pelo soldado americano Jay Kopelman e ficou famoso após publicação do livvro “Com amor, de Bagdá”
- Sergeant Stubby – Cão militar mais condecorado da história, serviu durante a Primeira Guerra Mundial e era mascote da universidade de Georgetown.
- Smoky – Cão heroi da Segunda Guerra Mundial, um yorkshire terrier que serviu com a força aérea, participou de mais de 12 missões de combate.
Aos cães que cuidaram de nós:
- Buddy – Fêmea de pastor alemão, foi o primeiro de cegos treinado nas Americas. cão-guia
- Endal – Labrador, cão de assistência, foi eleito o “cão do milênio”, salvou a vida de seu dono após um acidente
Aos cães que nos salvaram:
- Balto – Cão de trenó, , ficou famoso por liderar uma matilha de cães em 1925 durante a fase final da “corrida do soro” que levava um soro para combater uma epidemia de difteria no Alasca. Husky siberiano
- Barry– O mais famoso dos São Bernardos, Salvou a vida de mais de 40 pessoas na neve nos Alpes.
- Mancs – Cão de resgate na Hungria, ficou famoso pelo número de pessoas que salvou.
- Togo – Husky siberiano, Foi o cão de trenó que liderou, durante a parte mais longa do percurso a matilha de cães que levava o soro para combater a epidemia de difteria no Alasca.
Aos cães austronautas:
- – Fêmea mestiça de , foi o primeiro animal a entrar em órbita a bordo do Sputnik 2. LaikaHusky siberiano
- Strelka– Fêmea mestiça, foi ao espaço a bordo do Sputnik 5 e retornou sadia, Strelka e Belka foram os primeiros animais a ir ao espaço e retornar a Terra. Um dos filhotes que Strelka teve após retornar da sua missão espacial foi dado de presente a Caroline Kennedy, pelo premier Soviético Nikita Khrushchev.
- Belka – Fêmea mestiça, foi ao espaço a bordo do Sputnik 5 e retornou sadia Strelka e Belka foram os primeiros animais a ir ao espaço e retornar a Terra.
Aos cães atletas:
- – , o primeiro ( e considerado o melhor ) cão treinado para campeonatos de frisbee, três vezes campeão do “Canine Frisbee Disc World Championships”, foi muito famoso durante a década de 70. AshleyWhippet
- Mick the Miller, Greyhound de corridas, foi o primeiro cão a ganhar o English Derby em anos consecutivos e o primeiro a bater o recorde de 525 jardas em menos de 30 segundos.
Aos cães fictícios:
- Lassie – Personagem interretado por cães da raça collie. Particiou de séries de TV, rádio, filmes e livros desde a década de 30.
- Rin Tin Tin – Persongem interpretado por vários pastores alemães na TV americana e em diversos filmes. O verdadeiro Rin Tin Tin foi encontrado abandonado na França durante Primeira Guerra Mundial e adotado por um soldado americano que o levou para os EUA após o final da guerra, onde o Rin Tin Tin foi treinado e começou a fazer filmes, ganhando seu próprio programa na TV.
Aos cães grandes e pequenos:
- Sylvia – foi o menor cachorro da história, ela morreu em 1945 com dois anos de idade e com 6,35cm de altura. Yorkshire Terrier
- Danka Kordak Slovakia – Chihuahuade pêlo longo, é o menor cão vivo atualmente com de 13,71cm alturade acordo com o Guinness Book.
- Gibson – Dogue alemãoconsiderado o cão mais alto vivo atualmente, com 1metro e 7cm de altura segundo o Guinness Book.
- Zorba de la-Susa, Mastiff inglês, considerado o cão mais pesado do mundo de acordo com o Guinness Book. Ele tem oito anos e pesa mais de 155kg. Zorba também é considerado o cão mais comprido do mundo.